São Paulo - Guga vive em 2001 o seu melhor ano como profissional desde que estreou no circuito em 1995. Até agora, o nº 1 da Corrida dos Campeões e do ranking de entradas disputou 57 partidas e perdeu apenas seis, um aproveitamento de 89%.
Este é o ano em que Gustavo Kuerten mais conquistou títulos. Foram seis, sendo um Grand Slam (Roland Garros) e dois Masters Series (Monte Carlo e Cincinnati). Os Masters Series são as competições mais importantes e que mais valem pontos depois dos quatro Grand Slans.
Em 2000, quando encerrou o ano como campeão da Corrida e líder do ranking de entradas, Guga levou para casa o troféu principal de cinco competições, além de dois vices. Em 99 e 98, foram dois títulos, e em 97, apenas um (confira a relação das conquistas do tenista).
Neste ano, ele perdeu apenas uma das sete finais que disputou (em Roma, também Masters Series). Além de Roland Garros, Cincinnati e Monte Carlo, o brasileiro também foi campeão nos ATPs de Buenos Aires, Acapulco e Stuttgart.
Na Corrida dos Campeões, ranking que leva em conta apenas os resultados obtidos neste ano, Guga tem 59 pontos de vantagem sobre André Agassi, o segundo colocado.