Rio - Enfrentar a atual equipe campeã mundial será o teste da seleção brasileira masculina juvenil de vôlei, nesta quarta-feira. A partida será válida para definir a posição dos quatro primeiros colocados da primeira fase na chave das quarta-de-final e será disputada no ginásio Orbita, em Wroclaw, Polônia, às 15h (Horário de Brasília).
Os confrontos foram definidos na noite de segunda-feira e, para a alegria de toda a delegação brasileira, o adversário sorteado foi a Rússia. Neste play-off, quem se enfrenta só poderá voltar a se encontrar na final. E, se os russos representavam algum perigo para o Brasil no caminho até a disputa da medalha de ouro, com o resultado do sorteio, estão mais distante da garotada brasileira.
No último Campeonato Mundial, que aconteceu na Tailândia, em 99, brasileiros e russos não se enfrentaram nesta fase. E, com isso, uma das semifinais foi disputada entre os dois times e o Brasil saiu derrotado: 3 sets a 1 para os europeus. Os russos foram à final e conquistaram o ouro na disputa contra a França. Já a seleção brasileira disputou o terceiro lugar contra a Venezuela e ficou com o bronze.
Apesar de o adversário ter a melhor campanha do Mundial até o momento com três vitórias em três jogos e todas por 3 sets a 0, o time brasileiro está tranqüilo. Para o treinador Marcos Lerbach, o time juvenil russo possui, como todas as outras equipes de seu país, o mesmo estilo. -
A Rússia não foge de sua tradição. É um time alto e com força no ataque e no bloqueio. Já a recepção não é tão boa assim pelo o que eu oberservei nestes primeiros jogos', alerta Lerbach.
A outra partida do play-off dos caberças de chave acontecerá às 13 h e será disputada entre as equipes da Itália e da França. Se os quatro times mais bem posicionados jogam sem a pressão da eliminação, os outros oito que continuaram na competição terão um jogo de vida ou morte nesta quarta-feira.
A vitória valerá a vaga para as quartas-de-final, enquanto que a derrota significará dizer adeus ao campeonato. Na primeira partida do dia, os cubanos enfrentam a Arábia Saúdita, às 5h. Venezuela e Eslováquia fazem o segundo jogo, às 7h. No terceiro jogo, os argentinos terão pela frente os japoneses, às 9h, e, às 11h, será a vez dos donos da casa entrarem em quadra para encarar a Coréia. Todas as partidas serão realizadas em Wroclaw, no ginásio Orbita.
BRASIL- Bruno, Murilo, Dante, Leandro, Rodrigo e Alberto. Líbero: Grangeiro
Reservas: Zago, Riad, André Eloi, Roberto e Evandro.
Técnico: Marcos Lerbach
RÚSSIA – Kozolov, Poltavsky, Ratounda, Ozerov, Khorochev, Gorbatchev, Gavirikov, Samarine, Ioudine, Astachenkov e Ktei. Líbero: Sokolov.
Técnico: Serguei Chliapnikov