CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Últimas Notícias
 NBA
 Campeonato Nacional
 Seleção masculina
 Seleção feminina
 Liga Sul-Americana
 Campeonato Carioca
 Campeonato Paulista
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Basquete
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil pega Estados Unidos na estréia na Copa América
Quarta-feira, 15 Agosto de 2001, 18h24
Atualizada: Quarta-feira, 15 Agosto de 2001, 18h36

Buenos Aires (ARG) - Com a participação de dez seleções do continente começará na quinta-feira, na província de Neuquén (Patagonia), Argentina, a Copa América de Basquete masculino, torneio classificatório para o Campeonato Mundial de 2002, que será disputado em Indianápolis (EUA).

A Seleção Brasileira já tem uma parada difícil pela frente. Pega ninguém menos que os Estados Unidos. Mas não será nenhuma surpresa se o renovado time do técnico Hélio Rubens vencer o jogo, pois os norte-emericanos vão disputar a competição com uma equipe universitária, composta por jogadores com idade abaixo dos 20 anos.

A competição termina no dia 26 de agosto, e as equipes participantes serão: Canadá, Ilhas Virgens, México, Panamá e Porto Rico, pelo Grupo A; Argentina, Brasil, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, pelo Grupo B.

O torneio, que também é chamado de Pré-Mundial, distribuirá cinco vagas para o Mundial-2002. Se os Estados Unidos (país sede) se classificarem entre os cinco primeiros, o sexto colocado na classificação final também obterá o direito de disputar o Mundial.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo passarão para a segunda fase, levando a pontuação obtida na primeira fase, e enfrentarão os classificados do outro grupo. Ao fim desta etapa, serão definidos os confrontos para a disputa da primeira, terceira, quinta e sétima posições.

Entre as seleções favoritas para o título da competição estão Argentina, Canadá e Porto Rico.

A Argentina confia em seu forte elenco, que conseguiu ótimos resultados nos amistosos prévios, como a vitória obtida no último domingo sobre a Lituânia (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000) por 67-56.

A equipe contará com jogadores de bom desempenho no exterior, como Rubén Wolkowyski (Dallas Mavericks - NBA), Juan Ignacio 'Pepe' Sánchez (Philadelphia 76ers - NBA) e Emanuel Ginóbili (Kinder Bologna - Itália, campeão da Euroliga).

O Canadá tentará fazer prevalecer o bom momento de seus jogadores que atuam na NBA: Steve Nash (titular do Dallas Mavericks) e Todd MacCulloch (New Jersey Nets). A seleção canadense obteve excelentes resultados nas últimas competições.

Por outro lado, Porto Rico passa por uma mudança de geração. A equipe conta com o veterano José 'Piculín' Ortiz e com o pivô Daniel Santiago, jogador do Phoenix Suns (NBA).

Outros dois representantes da NBA jogam na seleção das Ilhas Virgens: Raja Bell (Philadelphia 76ers.) e David Vanterpool (Washington Wizards).

A competição será realizada no ginásio Ruca Ché, com capacidade para 4.700 espectadores e que foi reformado especialmente para o torneio.

O programa da rodada inaugural, que começará às 14h00 (horário de Brasília) inclui as seguintes partidas:

Grupo A:

Canadá - Ilhas Virgens (14h00)
Porto Rico - Panamá (16h00)

Grupo B:

Estados Unidos x Brasil (20h00)
Argentina x Uruguai (22h00)



AFP


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa América
Brasil estréia nesta quinta contra EUA na Copa América
Veja lista completa
Seleção masculina
Brasil estréia otimista na Copa América
Brasil se despede com vitória no Super Four
Brasil perde a segunda no Super Four
Brasil apanha da Argentina no Super Four
Veja lista completa