São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten assegurou na noite desta quinta-feira a classificação para as quartas-de-final do Torneio de Indianápolis (Indiana, Estados Unidos). Ele derrotou, em dois sets, o croata Ivan Ljubicic em sua segunda partida na competição onde defende o título conquistado no ano passado. As parciais foram de 7/6 (7/5) e 7/5.
Guga terá pela frente nesta sexta-feira, em horário a ser definido, o vencedor da partida entre o argentino Mariano Zabaleta e o britânico Tim Henman, a quem derrotou no último domingo nas semifinais do Masters Series de Cincinnati.
Independente de sua campanha em Indianápolis, Guga já tem garantida a permanência no primeiro lugar tanto da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial do tênis, quanto da Corrida dos Campeões, o novo.
A partida contra Ljubicic foi um show de saques. Os dois tenistas usaram e abusaram de serviços fortes e bem colocados no primeiro set. A decisão acabou indo para o tié-break. Na hora da decisão, Guga levou a melhor. Só no primeiro set o número 1 do mundo conseguiu nove aces (pontos diretos de saque).
No segundo set, o brasileiro não conseguiu a mesma eficiência no serviço no começo. Por duas vezes esteve em situação difícil. Mas conseguiu sair de um 0-40 e um 15-40 para conservar seu saque. No final, Ljubicic não conseguiu suportar a pressão e teve o saque quebrado no décimo segundo game.