São Paulo - A duas etapas do final do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Adriana Behar e Shelda já estão comemorando o quinto título consecutivo. A confirmação foi dada na quinta-feira pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Ainda restam as etapas de Hong Kong e Fortaleza para o fim do torneio deste ano, mas as brasileiras não têm mais como serem alcançadas no ranking mundial, isso porque as vice-líderes, as norte-americanas Youngs e Fontana, desistiram de jogar em Hong Kong.
``Conquistar o pentacampeonato do Circuito Mundial era um dos nossos principais objetivos este ano. Nossa vantagem para a dupla dos Estados Unidos nos permite nem participar da etapa de encerramento do Circuito, em Fortaleza'', disse Adriana Behar segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
As brasileiras entram em quadra na quinta-feira à noite em Hong Kong em busca da sexta vitória na temporada -- elas foram campeãs na Espanha, Suíça, Áustria, Japão e China.
Em seu caminho para garantir o pentacampeonato do Circuito Mundial, Shelda e Adriana Behar asseguraram presença no pódio em todas as etapas desta temporada. Ficaram em primeiro lugar na Suíça, Espanha, Áustria, Japão e China, foram vice-campeãs em Macau, França e Portugal e terminaram a etapa da Itália em terceiro lugar.
O Brasil tem conquistado o título do circuito mundial no vôlei feminino desde 1994, com Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. Em 1995 e 1996 Jacqueline e Sandra ficaram no topo e, desde 1997, Shelda e Adriana Behar vêm vencendo.
Shelda e Adriana completarão em outubro seis anos de parceria. Até agora, elas já garantiram 73 títulos, sendo 22 etapas no Circuito Mundial, 38 etapas no Circuito Banco do Brasil, além do Goodwill Games (Jogos da Amizade) de 1998, Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1999, dois títulos mundiais (em 1999, na França e em 2001 na Áustria), quatro títulos brasileiros e o pentacampeonato do Circuito Mundial.