Monte Carlo - O meia do Bayern de Munique, Stefan Effenberg, foi eleito nesta quinta-feira o melhor jogador da temporada pela União Européia de Futebol (Uefa), por sua atuação na Copa dos Campeões.
Seu companheiro Oliver Kahn foi escolhido como melhor goleiro e venceu o prêmio fair play por seu “sincero espírito esportivo ao consolar o goleiro do Valencia, Santiago Canizares, depois da final da Copa dos Campeões”.
O Bayern venceu o Valencia por 5 a 4 nos pênaltis após o jogo ter terminado 1 a 1 em maio. O título do clube alemão rendeu ainda o prêmio de melhor técnico a Ottmar Hitzfeld.
O atacante Élber, único brasileiro a concorrer, perdeu o prêmio de melhor atacante para o espanhol Raúl González.
O prêmio de melhor zagueiro ficou com o argentino Fabián Ayala, do Valencia, enquanto o espanhol Gaizka Mendieta, negociado este ano do Velencia para a Lazio, foi eleito melhor meio-campista.
A “Chuteira de Ouro” foi entregue ao sueco Henrik Larsson, do Celtic, artilheiro da Europa, ao marcar 35 gol na liga escocesa. O jogador da Inter de Milão Clarence Seedorf recebeu homenagem especial por “investir seu dinheiro na construção de um estádio com capacidade para 6.500 pessoas no Suriname para os jovens e para a comunidade.”