Medelin (COL) - O Brasil conquistou sua primeira medalha no Campeonato Pan-americano de ciclismo que está sendo disputado em Medellín, na Colômbia. E foi de ouro.
Na prova contra o relógio, categoria sub-23, o catarinense Rafael Silva, 22 anos, da equipe Avaí, de Florianópolis, venceu com o tempo de 40min40s.
"Estou bastante contente. Esta foi a primeira convocação e já consegui um resultado destes. Agora é só comemorar. Esta vitória estava engasgada. Nos primeiros dias tivemos bastante problemas nas provas de pista, mas agora, na estrada, mostramos que somos fortes", comemorou Rafael.
Segundo o ciclista, a prova, corrida em terreno plano ao longo de seus 35
km, foi ideal para sua vitória. "Consigo render melhor em provas deste tipo.
Foi só montar na bicicleta e pedalar forte. Nem deu tempo de olhar os demais
adversários", explicou.
Se depender de Rafael, as medalhas não param por aí. Na prova por resistência, que será disputada neste domingo, o catarinense espera mais medalhas. "Os colombianos sempre são favoritos, mas se fizermos um trabalho de equipe, podemos surpreender de novo".
O primeiro dia na estrada também reservou outras boas notícias para o Brasil. Também em provas contra o relógio, Janildes Fernandes, ficou com a
quarta colocação, enquanto na elite masculina, Márcio May, da equipe Memorial de Santos, obteve a mesma posição.
Nas provas de quinta-feira, o Chile foi a grande sensação do torneio, com vitórias na prova por pontos e nos 4.000 metros perseguição por Equipes, os chilenos subiram para a Segunda colocação no quadro de medalhas, ficando atrás apenas da Argentina.