Rio - A Colômbia confirmou todo o seu favoritismo ao conquistar as três medalhas da prova de resistência em estrada, 166.4 quilômetros, disputada neste domingo, no último dia de provas do Campeonato Pan-Americano de ciclismo que está sendo na cidade de Medellín, na Colômbia.
Com o tempo de 4h35min45s, Juan Diego Ramírez cruzou em primeiro e faturou a medalha de ouro na prova de estrada. Seu compatriota, Hernán Darío Bonilla, três minutos depois, chegou para ficar com a prata, seguido pelo também colombiano Javier Zapata, que ficou com o bronze.
A prova de sábado confirmou a ótima fase dos colombianos que conquistaram nada mais do que cinco, das nove medalhas, em disputa em provas de estrada.
Com as medalhas de sábado e deste domingo, a Colômbia sagrou-se campeã disparada do torneio, com um total de 18 medalhas conquistadas.
A segunda posição ficou com Cuba, oito, com a vantagem de ter conquistado uma medalha de prata a mais que os chilenos, que também ficaram com oito medalhas.
O Brasil, que competiu com uma equipe totalmente renovada, visando o Campeonato Sul-americano do ano que vem e as Olimpíadas de Atenas em 2004, conquistou uma medalha de ouro, com o catarinense Rafael Silva, na prova de estrada contra o relógio e ficou em último lugar na classificação geral.