São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten não deu chances ao checo Daniel Vacek e garantiu sua passagem à segunda rodada do US Open. Nesta quarta-feira, na quadra central do complexo de Flushing Meadows, o número 1 do mundo despachou o rival por 3 sets a 1. Agora, deve voltar à quadra na sexta-feira contra o vencedor da partida entre o espanhol Alberto Martin e o dinamarquês Kristian Pless.
Líder da Corrida dos Campeões e da Lista de Entrada, Guga depende apenas de seus resultados para se manter no topo. Para continuar na frente da corrida, tem que ser campeão. Para seguir como número 1 no antigo ranking mundial do tênis, tem que ir às semifinais.
Contra Vacek, mais uma vez Guga mostrou estar totalmente adaptado às quadras rápidas. Com um saque fulminante e devolvendo com eficiência, o brasileiro teve a partida sob seu controle durante quase todo o tempo. O checo é um especialista em duplas e ainda não havia vencido um jogo sequer de simples na temporada 2001.
No primeiro set, Guga quebrou o serviço de Vacek logo no primeiro game. A partir daí, só conservou a vantagem em seus saques e chegou à vitória após 30min. No segundo, o brasileiro levou um susto no segundo game, quando teve que reverter placar de 15-40. Mas conseguiu quebrar na seqüência o saque do checo e caminhou para mais uma vitória por 6/4 em 35min.
O brasileiro só teve um momento de instabilidade no final do terceiro set. Foi o suficiente para Vacek conseguir quebrar pela primeira vez o serviço do número 1 do mundo e fechar em 6/3 após 27min.
No quarto set, Guga voltou a impor seu ritmo de jogo. Confirmou todos os seus saques e quebrou o serviço de Vacek no décimo segundo game. Foi o suficiente para definir a partida com 7/5 após 2h20min.