São Paulo – Dois dos três tenistas brasileiros que entraram em quadra nesta segunda-feira sobreviveram à primeira rodada do US Open. A maior esperança nacional, no entanto, ainda não estreou no complexo de quadras de Flushing Meadows. Os organizadores da competição americana marcaram para quarta-feira a estréia de Gustavo Kuerten contra o checo Daniel Vacek o horário só será definido nesta terça-feira. Mesmo sem entrar em quadra, Guga já rouba a cena. Foi comparado a Pelé pelos americanos.
Quem também roubou a cena foi a ex-primeira dama Hilary Clinton. Ela virou o centro das atenções ao dar apoio à compatriota Serena Williams. A campeã do US Open levou um susto, mas conseguiu vencer.
O único tenista nacional a decepcionar foi Alexandre Simoni. O paulista não resistiu ao veterano italiano Andrea Gaudenzi.
A experiência também contou a favor de Fernando Meligeni. A revelação russa Nicolay Davydenko até conseguiu ganhar o primeiro set, mas levou a virada do brasileiro. Só que Fininho terá um páreo duro pela frente. Na segunda rodada, irá pegar o britânico Tim Henman.
O mineiro André Sá, que precisou passar pelo torneio de classificação para chegar à chave principal vencendo três partidas, não desperdiçou a chance. Bateu o holandês Edwin Kempes e avançou para segunda rodada. Porém, seu provável rival é o americano Pete Sampras. Considerado o melhor tenista da história, Sampras estréia nesta terça-feira no US Open. Vai pegar o francês Julien Boutter por volta de 13h30. O Terra Esportes fará acompanhamento online.
Nesta terça-feira, o Brasil tem mais uma estréia, mas nas duplas. Jaime Oncins, que atua ao lado do argentino Daniel Orsanic, irá enfrentar, por volta de 15h (de Brasília), o holandês Jan Siemerink e o americano Jack Waite. O Terra Esportes também fará acompanhamento online da partida.