Brisbane (Austrália) - A Federação Internacional de Natação (Fina) aprovou o uso de exames de sangue para detectar a presença da eritropoietina (EPO), uma das drogas mais perigosas usada por atletas.
O presidente do comitê de medicina esportiva da Fina, David Gerrard, anunciou na sexta-feira que a Federação aprovou a realização de testes para EPO nos Goodwill Games, os Jogos da Amizade, neste fim de semana, uma vez que os nadadores concordem com o exame.
``Para a integridade dos atletas, eles poderão discutir o caso antes de realizarem exames de sangue'', disse Gerrard. ''Quando eles forem aos Jogos da Amizade, será avisado que poderá não haver o teste de sangue''.
A Federação se recusou a realizar os testes no Campeonato Mundial do Japão no mês passado, enquanto a maioria das grandes federações já os estavam realizando.
As alegações usadas pela entidade foram que os testes não eram confiáveis e o Japão não tem laboratórios capazes de realizar os testes para essa droga.
Uma combinação de testes de urina e de sangue foi aprovada e usada nos últimos Jogos Olímpicos de Sydney, mas devido à desconfiança quanto a eficácia deles, os atletas tinham que dar positivo em ambos para que a fraude fosse considerada.
Gerrard indicou que o mesmo procedimento será aplicado nos Jogos da Amizade e os testes aleatórios devem começar no início do fim de semana.
A EPO aumenta artificialmente o número de hemácias carregando o oxigênio, importante para a resistência. A droga pode tornar o sangue denso e glutinoso, podendo ocasionar uma parada de todo o sistema circulatório.