São Paulo – Itália e Alemanha deram vexame e deixaram escapar neste sábado a chance de se garantirem na Copa de 2002. Das cinco equipes que tinham chance de carimbar o passaporte, apenas a Polônia e a Espanha asseguraram a vaga. A Rússia também não conseguiu a classificação.
No clássico da rodada, disputada em Munique, quem brilhou foi o jovem Michael Owen. Ele marcou três gols e comandou a vitória da Inglaterra de virada por 5 a 1 sobre a Alemanha. O resultado fez os ingleses voltarem a entrar na briga pelo primeiro lugar do Grupo 9.
Já os italianos precisavam apenas derrotar a Lituânia, lanterna do Grupo 8, mas acabaram ficando no 0 a 0. De qualquer forma, a Azzurra deve se classificar com um empate no último jogo contra a Hungria.
A Espanha se classificou ao golear a Áustria por 4 a 0. Apesar de poder ser alcançada em pontos pela Romênia no Grupo 7, a Fúria leva vantagem no saldo de gols.
A Polônia se garantiu matematicamente com a primeira vaga do Grupo 5 ao bater a Noruega por 3 a 0. No Grupo 4, a briga ficou entre Suécia e Turquia. No 3, a guerra é entre Bulgária, Dinamarca e a República Checa.
Quem está praticamente fora da Copa é a Holanda. A seleção laranja tem 14 pontos no Grupo 2. Portugal, após vencer Andorra por 7 a 1, soma 18, em segundo. Os irlandeses, com um jogo a mais, lideram, com 21.
Os russos deixaram escapar a classificação neste sábado ao perderem para a Eslovênia por 2 a 1.
Confira a classificação das Eliminatórias