São Paulo – "Eu fiquei muito mais feliz hoje quando ganhei esse jogo do que eu fico às vezes quando ganho um torneio. Como hoje eu tive poucos momentos na minha carreira.”. Foi com essas palavras que Guga definiu o esforço e a dificuldade que teve para derrotar o bielo-russo Max Mirnyi e passar às oitavas-de-final do Torneio US Open.
O brasileiro passou por momentos difíceis na partida. “Chegou uma hora no jogo que eu estava pensando que tinha descoberto a maneira de alguém ganhar de mim, era só não deixar eu tocar na bola"
A incerteza sobre o resultado esteve na cabeça do brasileiro durante todo o tempo. “Apesar de ter sido um jogo como o do Michael Russell, em Roland Garros, em nenhum momento eu me vi com o jogo perdido e nem com ele ganho. Eu perdi os dois primeiros sets, mas estava jogando bem. Por outro lado, foi uma partida que assim como eu ganhei poderia ter perdido e com certeza daqui para frente vou jogar muito mais solto."
Apesar dos problemas, o tenista gostou de seu desempenho. “Acho que foi o dia que eu menos errei na minha vida. Eu senti que fiz as coisas muito perto da perfeição."
Guga tentou conter a empolgação. “Ainda acho que não sou um dos favoritos para ganhar o torneio, mas sem dúvida nenhuma a minha confiança aumentou. Eu senti que fiz as coisas muito perto da perfeição. Tudo isso que eu consegui hoje veio da experiência e também de tudo que eu trabalhei e joguei nos últimos torneios, especialmente em Cincinnati."