Rio - O Brasil ficou fora do pódio pela primeira vez desde que foi iniciada esta série decisiva do Circuito Mundial de Surfe Profissional, em julho com a vitória de Peterson Rosa (PR) na África do Sul, com os australianos fazendo a festa mais uma vez na Europa. Três deles disputaram a grande final do Ericeira Surf Classic e deixaram o único intruso, Russell Winter, da Inglaterra, na quarta colocação.
Os US$ 10 mil de prêmio e os 2.500 pontos da vitória na 34ª etapa do World Qualifying Series (WQS) ficaram para Taj Burrow, que passou a ser o novo líder do ranking que classifica 15 surfistas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT), com duas surpresas conquistando a segunda e terceira colocações, os jovens Darren O'Rafferty e Matt Bemrose, respectivamente. As ondas na Praia de Ribeira D'Ilhas, em Ericeira, Portugal, baixaram para meio metro de altura no domingo e dois brasileiros foram barrados nas semifinais e terminaram empatados na quinta posição: Victor Ribas (RJ) e Rodrigo Dornelles (RS).
Esta foi a última prova importante do WQS na Europa e nesta semana a divisão de acesso continua com uma etapa de nível 4 estrelas (US$ 60 mil e 1.500 pontos), o Rip Curl Pro em Newport Beach, Califórnia, Estados Unidos.