Rio - O atual campeão do US Open está nas quartas-de-final da edição deste ano. Marat Safin, cabeça-de-chave número 3, derrotou na madrugada desta terça-feira o sueco Thomas Johansson, 14º pré-classificado, por 3 sets a 1 (6/2, 2/6, 6/4, 7/6 (7/3)), em duas horas e 33 minutos.
O próximo adversário do russo é o argentino Mariano Zabaleta, que conseguiu seu melhor resultado em torneios de Grand Slam ao vencer o belga Xavier Malisse, por 3 sets a 0 (6/4, 7/6 (7/4), 7/5). Zabaleta tem 23 anos, é profissional desde 1996 e conquistou somente um título do ATP Tour em sua carreira.
Safin jogou muito bem no primeiro set, cometendo apenas três erros não-forçados. O russo quebrou o serviço de Johansson no terceiro e no quinto game, vencendo por 6 a 2, em 22 minutos.
Mas o cabeça-de-chave número 3 mostrou no segundo set a irregularidade que o tem acompanhado nesta temporada. Safin teve 13 erros não-forçados, sete a mais do que Johansson, que passou a dominar a partida. Com quebras de serviço no segundo e no oitavo game, o sueco fechou em 6 a 2, em 33 minutos.
O jogo ficou equilibrado no terceiro set, no qual Safin conseguiu quebrar o serviço de Johansson no sétimo game, fazendo 4 a 3. O russo desperdiçou dois set points no décimo game, mas não jogou fora o terceiro, contando com um erro não-forçado do sueco para vencer por 6 a 4, em 48 minutos.
O equilíbrio permaneceu no quarto set, que teve de ser decidido no tie-break -- não houve quebras de serviços. Safin teve mais frieza no desempate e ganhou por 7 a 3, e o set por 7 a 6, em 50 minutos, veencendo a partida por 3 sets a 1.