São Paulo – Depois da dura batalha contra o bielo-russo Max Mirnyi, Gustavo Kuerten não teve muita dificuldade para vencer nesta terça-feira o espanhol Albert Costa, pelas oitava-de-final do US Open. Guga fez 3 a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/6 (9/7).
Seu próximo adversário, nas quartas-de-final, será o russo Yevgeny Kafelnikov, nesta quinta-feira, em horário a definir. Nas dez partidas entre os dois até hoje, Guga venceu sete e sofreu três derrotas.
O russo ocupa a oitava colocação na Corrida dos Campeões, que é liderada pelo tenista catarinense. Guga ganhou os últimos três confrontos e, por coincidência, faturou o título em todos – Torneio de Cincinnati, Roland Garros, ambos este ano, e a Master Cup no final de 2000. O último resultado positivo do russo foi nas Olimpíadas de Sydney.
O retrospecto positivo para o brasileiro não pára por ai. Guga venceu Kafelnikov nas três vezes que faturou Roland Garros nas quartas-de-final, exatamente na fase em que vão se enfrentar agora no US Open.
No duelo contra Costa, um especialista em saibro, Guga conseguiu uma quebra logo no primeiro game. Tomou o troco em seguida. Mas voltou a conseguir impedir o espanhol de manter o seu saque, fazendo 6 a 4.
A história se repetiu no segundo set: nova quebra no primeiro game e vitória por 6 a 4. O terceiro foi o mais equilibrado. A decisão foi para o tie-break e o tenista nº 1 pôde fechar a partida.