Rio - Fluminense x Atlético-PR já se tornou uma rivalidade. Sempre que as duas equipes se enfrentam, a expectativa passa a ser grande por causa dos incidentes que marcaram a disputa. Mas os tricolores garantem que estão tranqüilos e não temem encontrar um clima desfavorável na partida deste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba.
A confusão entre os dois times começou em 1996, quando protagonizaram uma batalha campal, nas Laranjeiras. Na ocasião, o goleiro Ricardo Pinto, então no Atlético, resolveu provocar a torcida do seu ex-time e acabou sendo o maior prejudicado. Revoltados com os gestos do jogador, os torcedores tricolores invadiram o gramado e começaram a agredi-lo. Resultado da ira ficou evidenciado na cabeça de Ricardo Pinto, que teve de sair do estádio enfaixado.
No ano passado, mais um triste capítulo. Após serem derrotados por 1 a 0, na Arena da Baixada, os jogadores do Fluminense seguiam em direção ao vestiário, quando o experiente Jorginho se desentendeu com Fabiano. Os dois trocaram empurrões, mas, ao perceber que levaria a pior, o meia tricolor correu para o vestiário e foi surpreendido com uma agressão de um repórter.
Outro que esteve no confronto do ano passado, pela Copa João Havelange, o lateral-direito Paulo César não quer mais saber de confusão. Para ele, o problema já está superado e crê que as duas equipes, desta vez, entrarão campo apenas para jogar futebol.
“De alguma forma, esta disputa ficará marcada. É sempre uma partida quente, mas acredito que não haverá mais nenhuma rivalidade entre os jogadores. Até porque, a gente tem amizades com os que estão do outro lado e, por isso, não creio que exista mais nenhum tipo de problema”, afirmou Paulo César.
Para a missão do próximo domingo, o técnico Oswaldo de Oliveira já decidiu que Caio, recuperado de uma lesão na coxa esquerda, ficará no banco de reservas. Outra certeza é a de que Paulo César voltará a jogar improvisado na lateral esquerda, com Flávio sendo mantido na direita.
Sobre o reforço que chegaria às Laranjeiras nos próximos dias, os dirigentes tricolores desistiram da idéia. O meia peruano Palacios acertou a sua transferência para o Sporting Cristal, do Peru, e não será mais contratado pelo Fluminense, que, assim, fecha o ciclo de negociações para o restante da temporada.