São Paulo – A assessoria de imprensa do Flamengo divulgou nota oficial à imprensa nesta sexta-feira, para explicar uma matéria publicada pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem, os atletas olímpicos do clube, que já não recebem salários há alguns meses, estariam sem receber alimentação.
A nota esclarece que isso está acontecendo, mas apenas com os atletas que moram no Rio de Janeiro.
Confira a íntegra da nota:
1 - Como é do conhecimento público, o fato gerador da nossa crise financeira foi o rompimento da parceria com a ISL de Marketing Esportivo, que oficialmente ocorreu em abril último, mas que, na realidade, começou em outubro de 2000, quando do início do atraso nos depósitos das parcelas mensais previstas no contrato assinado em dezembro de 1999.
2 - A alimentação dos atletas foi temporariamente suspensa apenas para os atletas residentes no Rio porque os custos eram altos e porque esses atletas podem usar suas casas para isso. A alimentação dos atletas vindos de fora do Rio está mantida, bem como moradia, assistência e infra-estrutura garantidas pelo Clube.
3. Ao se decidir pelo corte na alimentação dos atletas residentes na cidade do Rio de Janeiro e municípios vizinhos, a Vice-Presidência de Esportes Olímpicos teve o cuidado de avisar os atletas, técnicos e chefes de departamento sobre o teor e as razões da medida.
4. Sobre dívidas para com nossos atletas, todos foram avisados sobre um cronograma de pagamento que vem sendo seguido pelo Clube. Para o Flamengo, mais vale pagar em dia a seus funcionários, atletas e fornecedores do que viver da ilusão de ter esportes olímpicos com atletas de ponta que não venham a receber seus salários e seus direitos em dia. Esta filosofia está vigorando a partir de agosto, quando nos decidimos por não remunerar atletas e bancar esportes que não tenham parceiros e patrocínios próprios. Que fique claro, de uma vez por todas: o Flamengo não acabou com seus esportes olímpicos de tantas tradições, mas tão somente se decidiu por mantê-los com atletas não remunerados, a menos que haja parceiros e patrocinadores para cada um deles.
5 - Falando em parceiros e patrocínio, a informação constante na reportagem de "O Globo" referente aos jogos do Flamengo que serão realizados na Espanha pela equipe principal de basquete não é correta. A excursão está confirmada e será realizada entre os dias 14 e 26 do mês de setembro corrente. A informação correta, e que não consta da reportagem, é que o Flamengo viajará à Espanha através de patrocínio da concessionária Peugeot-Voltaire, do Rio de Janeiro, que viabilizou a compra das passagens, as quais, inclusive, já foram emitidas. Vale ressaltar que esta viagem é uma das muitas homenagens que o atleta Oscar Schimidt estará recebendo na sua temporada de despedida do basquete brasileiro e mundial, posto que se trata do maior astro do esporte no Brasil em todos os tempos.
6. À guisa de informação, nosso patrocinador agendou seis jogos do Flamengo por algumas das principais cidades da Espanha por onde Oscar passou e se tornou ídolo em sua brilhante carreira. Faremos jogos em Albacete, Cáceres, Bilbao, Valladolid, Gijon e Málaga. E que fique claro, de uma vez por todas, que ao Flamengo, não caberá nenhum tipo de despesa, já que todos os custos serão pagos por nosso parceiro, a Peugeot-Voltaire.