Rio - O corredor americano Michael Johnson encerrou a sua carreira, nesta sexta-feira, depois de conquistar a medalha de ouro no revezamento 4 X 400 metros nos Jogos da Amizade, em Brisbane, na Austrália. O recordista mundial dos 200 e 400 metros foi ovacionado por aproximadamente 30 mil torcedores presentes ao Estádio ANZ ao cruzar a linha de chegada.
Além de Johnson, integraram a equipe do revezamento os corredores Derrick Brew, Leonard Byrd e Antonio Pettigrew. Depois da vitória, os corredores deram uma volta olímpica na pista para homenagear Johnson que recebia aplausos calorosos do público. “Foi muito emocionante quando demos a volta olímpica. Estou muito feliz. Minha carreira foi incrível. Não há nada que eu possa lamentar”, disse.
Dentre as conquistas de Michael Johnson, estão cinco medalhas de ouro olímpicas e nove medalhas de ouro em Mundiais. Além disso, Johnson correu e venceu os 200 e 400 metros rasos numa mesma Olimpíada (Atlanta, em 1996), fato inédito até então. O corredor também foi o único a vencer mais de uma vez os 400 metros rasos em Olimpíadas (Atlanta, em 1996, e Sydney, em 2000).
Johnson encerrou sua participação em competições individuais com a medalha de ouro nos 400m rasos na Olimpíada de Sydney, em 2000. Neste ano, ele só correu os revezamentos e a última corrida oficial foi esta nos Jogos da Amizade. Ele ainda vai correr mais uma corrida de exibição antes de se retirar de vez das pistas. Será um revezamento na cidade de Yokohama, no Japão, no dia 15 de setembro. Dois dias antes, completará 34 anos.