Rio - A Fifa anunciou nesta quarta-feira que os jogos programados para esta semana e que são de responsabilidade da entidade serão realizados.
Com isso, as partidas pelas Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2002 e pelo Mundial Sub-17, que começa nesta quinta-feira em Trinidad e Tobago, estão mantidas. Existia a possibilidade destes confrontos serem adiados por causa dos atentados que abalaram os Estados Unidos na manhã de terça-feira passada.
Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a decisão de se manter os jogos foi com o intuito de provar que o futebol não vai se curvar diante de barbaridades cometidas por criminosos terroristas.
“Esta decisão representa nossa determinação de assegurar que o futebol não vai se render diante da violência dos terroristas. Em tragédias como esta o futebol deve estar forte, com o ideal da união entre os povos, tão presente nas Olimpíadas”, afirmou Blatter, em entrevista a agências internacionais.
Pelas Eliminatórias, nesta sexta-feira, Irã recebe Bahein, enquanto Omã enfrenta os Emirados Árabes Unidos. No sábado acontecem dois jogos: China x Uzbequistão e Tailândia x Arábia Saudita.
Já o Mundial Sub-17 terá seu momento mais comovente na próxima sexta-feira. Nesta data os Estados Unidos enfrentam a seleção japonesa e já está programado um minuto de silêncio antes do confronto, em respeito às vítimas do atentado.