Rio - Depois de seis dias de competição, as seleções do Brasil e de Cuba decidem neste sábado, às 10h, no ginásio Castelinho, o título da 4ª Copa América de Basquete Feminino - Pré Mundial, em São Luís (Maranhão). As duas equipes entram em quadra em busca do segundo título. As cubanas foram campeãs da primeira edição, em 1989, enquanto as brasileiras ficaram com o título da terceira Copa América, em 1997. Todos os seis mil ingressos para a final, que foram trocados por alimentos não perecíveis, terminaram na tarde desta sexta-feira.
“Até agora conseguimos atingir dois dos três objetivos traçados: garantir a vaga para o Mundial da China e disputar novamente o título da Copa América. Na edição de 1997, em São Paulo, fomos campeões invictos pela primeira vez. E agora, apesar de todos os desfalques, a equipe se superou e mostrou que tem todas as condições de conquistar o bicampeonato. É importante ressaltar que desde 1997, quando voltei ao comando da seleção brasileira, o Brasil sempre esteve entre os quatro primeiros colocados comprovando a qualidade e o talento do basquete feminino”, disse o técnico Antonio Barbosa.
“Respeitamos o Brasil mas estamos aqui para ganhar o título. Não tivemos um bom começo mas aos poucos a nossa seleção está crescendo tecnicamente.Acredito que faremos um bom jogo na final. Trouxemos quatro jogadoras novas e perdemos duas atletas experientes (Tânia e Castillo). Estamos fazendo um trabalho de renovação mas o Brasil sai na frente desse trabalho. A renovação
do Brasil não alterou seu conjunto e a seleção continua jogando com as mesmas características: força e velocidade”, comentou o técnico José Ramirez.
Brasil:4. Claudinha; 5. Helen; 6. Adriana; 7. Vivian; 8. Iziane; 9. Geisa; 10. Micaela; 11. Mamá; 12. Silvinha; 13. Érika; 15. Kelly. Técnico: Antonio Carlos Barbosa.
Cuba:4. Yaima; 5. Taymara; 6. Yakelyn; 7. Gloria; 8. Yulizeny; 9. Judith; 10. Maria Leon; 11. Yamilet; 12. Milaisy; 13. Zuleika; 14. Cariola; 15. Milaida. Técnico: José Ramirez.