Buenos Aires - O River Plate enfrenta o Boca Juniors no estádio Monumental no domingo, em um dos mais tradicionais clássicos do futebol mundial, em que a vitória é o único resultado que serve para a equipe local para reverter uma década de frustrações diante de seu eterno rival.
O River, a três pontos do líder Racing, aparece como favorito depois de ter reforçado o time com contratações. Tendo marcado 12 gols, é a equipe mais ofensiva do campeonato.
Já o Boca, que vendeu muitos jogadores e contratou outros de menor qualidade, está em um momento de transição, mas mesmo assim seus torcedores confiam no peso da camisa para lhes garantir mais uma vitória.
As últimas temporadas para o Boca foram as melhores diante de seu rival. O River teve que assistir o Boca ganhar vários títulos, muitos deles derrotando o próprio River.
Nos últimos dez anos, entre torneios locais, partidas por campeonatos internacionais e amistosos, o Boca venceu 30 vezes, houve 16 empates e apenas 10 vitórias para o River.
Entre os técnicos, Ramón Díaz do River e Carlos Bianchi do Boca, a vantagem é de Bianchi, que foi campeão do mundo mesmo não tendo vencido nunca no estádio Monumental de Nuñes.
Na história geral das duas equipes, 168 partidas oficiais foram disputadas, com 62 vitórias para o Boca, 56 para o River e 50 empates.