São Paulo – Fernando Meligeni desapontou a torcida e, de virada, foi derrotado neste domingo na final do Aberto do Brasil. Na Costa do Sauípe, o checo Jan Vacek ficou com o título da competição que recolocou o país no calendário da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Vacek, que foi apelidado de ‘João Grandão’ por Meligeni por causa de seu 1,98 m de altura, ganhou seu primeiro título do circuito com parciais de 2/6, 7/6 (2) e 6/3.
A muralha checa foi o maior obstáculo enfrentado pelos tenistas nacionais na competição baiana. Antes de Meligeni, Vacek já havia despachado Jaime Oncins, Flávio Saretta e Alexandre Simoni. O único não-brasileiro que ele venceu foi Mariano Zabaleta, da Argentina, no mais disputado jogo do torneio definido em três tie-breaks e também de virada.
Neste domingo, ele
levou Meligeni à exaustão. O brasileiro caiu em quadra no final do terceiro set e teve que receber atendimento médico por causa de dores na perna direita.
Meligeni teve um jogo mais difícil que o rival no sábado. Precisou de mais de duas horas para eliminar nas semifinais o argentino Agustín Calleri. No domingo, ele quebrou o saque do checo, maior arma de Vacek, logo no primeiro game. Forçando um jogo de troca de bolas, Fininho ainda foi beneficiado pelos poucos recursos técnicos do rival, que errava muito. Definiu o primeiro set em 30 minutos.
O único momento de instabilidade do brasileiro foi no começo do segundo set. Ele teve seu serviço quebrado e Vacek chegou a abrir vantagem de 4 a 1. Mas Fininho reagiu e forçou a realização do tie-break. Na hora da decisão, no entanto, o checo sacou melhor e venceu por 7 a 2 fechando o set depois de 1h02min.
Isso acabou dando mais ânimo ao checo que, no terceiro game do último set, quebrou de novo o saque de Meligeni e, a partir daí, não mais perdeu a vantagem no marcador. Caminhou para o seu primeiro título no circuito profissional e embolsou prêmio de US$ 54 mil alem de 35 pontos na Corrida dos Campeões. Pelo vice, Meligeni levou US$ 31,5 mil e 24 pontos no ranking.