São Paulo – Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras manteve sua vantagem folgada na tabela de classificação. Neste domingo, na décima primeira rodada, os palmeirenses golearam o Sport, por 3 a 0, no Parque Antártica. Com isso, o time paulista saltou para 28 pontos ganhos e ficou ainda mais perto da classificação. Segundo os estatísticos do Chance de Gol, para garantir matematicamente a classificação às quartas-de-final o time precisa de 48 pontos.
A disputa pela vice-liderança está acirrada. O São Caetano, que assim como o Palmeiras tem um jogo a mais que a maioria dos rivais, fez 1 a 0 no Santa Cruz e retomou o segundo posto com 25. O Atlético-MG fez 2 a 1 no Gama e está logo atrás com 23.
O Corinthians está longe da classificação. Mas se afastou também do inverno. O time de Wanderley Luxemburgo chegou a estar perdendo para o Goiás, em Goiânia, por 2 a 0. Mas com dois gols de Ricardinho, reagiu e chegou à vitória por 3 a 2.
Uma derrota corintiana certamente levaria a mais uma série de protestos da torcida, especialmente por causa do resultado na Vila Belmiro. Marcelinho Carioca, expulso do time após de desentender com cartolas, Luxemburgo e jogadores, fez um dos gols na vitória do Santos, por 3 a 0, em cima do América-MG. Viola também desencantou e balançou a rede deixando os santistas um pouco mais perto da zona de classificação.
Quem está bem longe da luta pela vaga é o Flamengo. O time carioca chegou a sair na frente contra o Juventude. Mas Edílson foi expulso no segundo tempo e os rubro-negros acabaram cedendo o empate, por 1 a 1, para o time de Caxias do Sul.
Outro carioca em situação muito complicada é o Vasco. Pela primeira vez em campo com a dupla Romário e Bebeto, ataque que conquistou com a Seleção Brasileira o tetracampeonato mundial nos EUA em 94, o time apanhou do Bahia, em São Januário, por 1 a 0.
No domingo, quem se salvou dos cariocas foi o Botafogo. Em Ribeirão Preto, marcou 2 a 0 no xará paulista, que confirmou sua forte candidatura ao rebaixamento para Segunda Divisão na eventualidade de o regulamento do Brasileirão ser cumprido este ano.
Quem também marcou um ponto na rivalidade local foi o Grêmio. O time, que já esteve nas últimas posições, derrotou o Coritiba, por 2 a 0, no Olímpico e, pela primeira vez no campeonato, aparece na frente do Internacional na tabela de classificação.
De técnico novo, o Atlético-PR também se reabilitou. Geninho viu sua equipe virar o jogo em cima da Portuguesa e fazer 3 a 1 na Baixada.
Sábado
No Maracanã, o Tricolor carioca derrotou a Ponte Preta por 2 a 0 e chegou a ficar, pelo menos por 24 horas, na vice liderança do Brasileirão.
O São Paulo também tinha chance de entrar no primeiro pelotão, mas acabou apanhando feio do Paraná, em pleno Morumbi, por 3 a 1. Já o Cruzeiro ajudou o Guarani a escapar da vice-lanterna. Os mineiros perderam por 2 a 0, em Campinas. Em Salvador, o Internacional deu seqüência a sua campanha irregular ao perder por 2 a 0 para o Vitória.
Confira a classificação e os próximos jogos do Brasileirão