Classificada para o Mundial de basquete, as Seleção feminina de basquete já começa a traçar a estratégia para a competição, que será disputada no ano que vem na China.
- O nosso grande objetivo é permanecer entre as melhores equipes do mundo. Para isso, precisamos pensar por etapas. Primeiro, temos que trabalhar para estar entre os quatro primeiros colocados e aí pensar na disputa pelo título. Acho que o Brasil tem todas as chances de fazer uma ótima apresentação no Mundial da China. O grupo é muito bom, temos um conjunto bastante forte e mais um ano de preparação - acredita o técnico Barbosa, que assumiu a equipe em 1997.
Desde a conquista histórica da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, em Cuba, a equipe brasileira está sempre entre as quatro melhores. Entre os principais resultados dos últimos dez anos estão o título do Mundial da Austrália (1994), a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e o bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), além do bicampeonato da Copa América (1997/2001).
- Assumi, em 97, uma equipe campeã mundial e vice olímpica. Minha meta sempre foi manter o Brasil na posição de destaque que ocupava. E foi esse o nosso grande mérito nos últimos cinco anos. Ficamos fora do pódio apenas duas vezes (Mundial da Alemanha, em 98, e Pan-Americano de Winnipeg, em 99). E somente em Sydney, onde fomos medalhistas olímpicos, jogamos com a equipe completa. Isso mostra que contamos com uma geração muito boa, que vem evoluindo bastante - analisa Barbosa, que este ano ainda conquistou o octacampeonato invicto do Sul-Americano, em junho.