Londres - A segurança e a velocidade serão os grandes assuntos da Fórmula Indy neste sábado, quando acontece o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula Indy, em Rockingham.
Os espectadores que forem ao circuito oval de 1,5 milha podem esperar por carros ``voando'' a 320 quilômetros por hora pela primeira vez em um circuito britânico.
A cinco etapas do final, o sueco Kenny Brack lidera o campeonato 11 pontos à frente do brasileiro Gil de Ferran e 16 à frente de Michael Andretti.
Toda a preparação para a corrida depois da estréia da categoria na Alemanha, no sábado passado, tem sido ofuscada pelo terrível acidente que Alex Zanardi sofreu na última corrida e pelos ataques contra os EUA.
Após o acidente, os médicos tiveram que amputar as duas pernas de Zanardi. O austríaco Roland Ratzenberg e Ayrton Senna morreram em Ímola em 1994, mas desde então nenhum piloto da Fórmula 1 sofreu um acidente tão grave como o de Zanardi.
Os números da Indy, entretanto, são piores. Em 1999 duas promessas do esporte morreram, o canadense Greg Moore e o uruguaio Gonzalo Rodriguez.
Moore morreu depois que seu Reynard bateu contra um muro de contenção a 370 quilômetros por hora. Já o Lola de Rodriguez levantou vôo e ele faleceu por causa de ferimentos na cabeça e pescoço.
Para os críticos, a Cart, entidade que regulamenta a Fórmula Indy, ainda tem muito trabalho a fazer em um esporte em que os carros batem contra muros a uma velocidade incrível e os pilotos ainda são vulneráveis a sérios ferimentos nas pernas.