Berlim e São Paulo - O piloto italiano Alex Zanardi continua correndo risco de morte após o acidente sofrido no sábado na disputa do GP da Alemanha de Fórmula Indy. Neste domingo, o piloto seque em estado de coma induzido pelos médicos após a cirurgia de aproximadamente cinco horas realizada na noite de sábado.
O diretor da Cart para assuntos médicos, Steve Olvey, descreveu a condição de Zanardi como ``extremamente crítica''. Em um boletim médico divulgado horas após o acidente, Olvey disse que Zanardi perdeu as duas pernas no acidente -- uma acima do joelho e outra abaixo. Ele pode ter quebrado também a pelvis.
O italiano de 34 anos, que correu na Fórmula 1 pela Williams, Jordan, Minardi e Lotus, estava conciente, podia responder a perguntas e respirava sem a ajuda de aparelhos logo após o acidente, disse Olvey.
Zanardi, que sobreviveu um sério acidente na Fórmula 1 em 1993, tinha acabado de sair do boxe na volta 142 da corrida no circuito oval de Lausitzring quando seu Honda/Reynard foi atingido em cheio pelo Ford-Cosworth/Reynard de Tagliani.
O italiano rodou ao tocar a grama e ficou no meio da pista, no caminho de Tagliani, que estava a cerca de 320 quilômetros por hora e não pode evitar o choque. Os dois carros se chocaram então contra um muro de proteção e a corrida foi interrompida.
Tagliani não teve nenhuma lesão grave e foi liberado do Hospital Klinikum Berlin-Marzahn, em Berlim, a cerca de 150 quilômetros de Klettwitz, para onde ambos foram levados de helicóptero.