São Paulo – O brasileiro Felipe Massa recebeu sinal verde da equipe Sauber nesta terça-feira em seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1. Campeão europeu da F-3.000, o paulista busca uma vaga na equipe suíça para a temporada 2001. No circuito de Mugello (Itália), deu 52 voltas, a melhor delas em 1min26s230.
“Foi surpreendente para um estreante. Ele andou com o mesmo acerto do treino que fizemos aqui há um mês e ficou a apenas 7 décimos da marca do Nick Heidfeld. Posso garantir que o Felipe superou as nossas expectativas”, afirmou o engenheiro Gianpaolo Dallara.
“É uma pequena parte do meu sonho que já consegui realizar. A equipe me recebeu muito bem e facilitou bastante o trabalho neste primeiro dia. Parecia que já nos conhecíamos há muito tempo”, disse massa, de 20 anos.
Como a Sauber teve um carro praticamente destruído por causa do acidente de Kimi Raikkonen no GP da Itália, Massa perdeu um dia de testes. Só vai acelerar até quarta-feira e não mais até quinta, como previsto. “Senti um pouco de dificuldades no início com as freadas e a elevada potência do motor Ferrari. Mas, no reinício da sessão depois do almoço, já estava mais a vontade com o carro e freando nos lugares certos. Acho que preciso melhorar nas curvas de alta e no esse de Mugello, mas estou super contente até agora”, afirmou.
O belga Jacky Eecklaert, chefe da equipe de testes da Sauber, também gostou do desempenho de Massa. “Já deu para sentir que ele é muito rápido. É claro que ainda tem muito a apreender sobre o carro, o que é normal para quem está correndo na Fórmula 3.000, mas ele mostrou uma ótima adaptação. Suas impressões sobre as reações do carro foram confirmadas pela telemetria, o que não é comum para um novato. Também me pareceu muito bem fisicamente. Mugello é uma pista que exige demais do pescoço e ele suportou o ritmo.”