São Paulo – As novas regras da ITF (Federação Internacional de Tênis) para o tênis mundial serão colocadas em prática, em caráter experimental, no Grupo Mundial da Copa Davis em 2002.
“Não haverá nenhuma punição para quem não as utilizar, mas a ITF quer testá-las na Davis do ano que vem”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Nelson Nastás, que participou da conferência da Federação Internacional no fim-de-semana passado.
Entre as novas regras, está a implantação do super tie-break, que será disputado em 18 pontos e substituirá o quinto ou o terceiro set.
Outra novidade será a adoção de bolas com tamanho e peso diferentes, para os três tipos de pisos. A bola que é utilizada atualmente será aproveitada nas quadras de cimento. Para os pisos de saibro, será adotado um tipo de bola que aumentará a velocidade do jogo. Na grama, uma bola mais pesada tornará as jogadas mais lentas.
Ainda para os confrontos da Davis, a ITF pretende implementar mudanças nos uniformes das equipes, que passarão a ter as cores dos países.