Rio - Após conquistar todos os títulos disputados até o momento - Liga Mundial, Torneio Classificatório para o Mundial 2002, o Torneio Consorzio Metano di Vallecamonica e o Campeonato Sul-Americano -, a Seleção Brasileira masculina de vôlei embarca nesta quarta-feira, para Buenos Aires, onde lutará pelo tricampeonato da Copa América, que começa nesta sexta-feira.
A estréia brasileira será contra os venezuelanos, no próximo sábado, às 18h. Na primeira rodada, na sexta-feira, o Brasil folga. O segundo adversário será a equipe do Canadá, no domingo, às 16h30min.
Na segunda-feira, os cubanos serão os adversários, às 20h30min. Na quinta rodada, terça-feira, a equipe folga novamente. Os norte-americanos serão os adversários da sexta rodada, quarta-feira, às 21h. E, o Brasil encerra sua participação na fase inicial contra os donos-da-casa, na quinta-feira, às 21h.
Os quatro primeiros colocados se enfrentam nas semifinais, no sábado, dia 6 de outubro. No domingo, dia 7 as equipes lutarão pelo terceiro e quarto lugar e, logo a seguir, haverá a decisão do título. Todas as partidas serão disputadas no ginásio Luna Park, com capacidade para 10 mil pessoas.
Para o treinador brasileiro Bernardinho, os amistosos contra a seleção cubana serviram para dar ritmo a todos os jogadores para a disputa da Copa América.
“Jogar contra Cuba foi muito bom para que a equipe ganhasse ritmo. Por isso, mudei o time nos três amistosos", afirmou o técnico.
Sobre os favoritos da Copa América, Bernardinho apontou três equipes com maiores condições de passar à final.
“Argentina, Cuba e Brasil estão em um nível um pouco superior às demais equipes", disse Bernardo, que admite que a competição será muito difícil. "A Copa América será muito dura, já que serão cinco jogos e depois as semifinais e a final. Por isso, o time precisará estará muito bem preparado", comentou.