Los Angeles (EUA) - O retorno de Michael Jordan à NBA ainda não conseguiu comover os anunciantes já que eles preferiram aguardar os acontecimentos para ver se o novo Jordan é tão bom quanto o velho, disseram analistas na quarta-feira.
Anunciantes e consultores esportivos disseram que a decisão de Jordan de voltar a jogar atuando pelo Washington Wizards, equipe na qual ele tem uma participação acionária, deve ajudar aimpulsionar a fraca equipe e talvez atrair mais fãs para o esporte.
Mas eles duvidam que o homem que levou o Chicago Bulls a seis títulos da NBA possa competir com a economia. Os gastos com anúncios caíram neste ano conforme as empresas cortaram os custos.
``Essa é uma história positiva e nós precisamos de histórias positivas no momento'', disse Neal Pilson, da empresa de consultoria esportiva em TV Pilson Communications. ``Só que o problema agora não é a audiência, mas a economia. Não sei se Michael Jordan é grande o suficiente para transformar a economia''.
Muitos anunciantes que achavam que Jordan era caro demais quando estava no seu apogeu vão se sentir da mesma maneira quando ele retornar, disse Paul Schulman, presidente da empresa Advanswers PHD.
``Isso certamente vai fazer com que alguns anunciantes olhem para a NBA'', disse Schulman, que tem entre os clientes a Energizer e a Gap, que não fazem anúncios na NBA. ``Mas a economia está de tal maneira e há tão pouco dinheiro que não sei se isso vai significar algo imediatamente''.
Ele disse que os raros espectadores da NBA podem passar a assistir aos jogos um pouco mais, mas as mudanças na audiência devem ser quase desprezíveis.
Apesar das perspectivas, a NBC, que tem o contrato de transmissão da NBA até o final da próxima temporada, está tentando comprar alguns jogos do Wizards, disse o porta-voz Kevin Sullivan.
Antes do anúncio de Jordan, a rede não tinha planos de transmitir nenhum jogo da equipe, ele explicou.