Rio - A cidade de Mococa, no interior de São Paulo, receberá na semana que vem os principais nadadores brasileiros na categoria infanto-juvenil. A partir do dia 5 de outubro, será disputado o tradicional Troféu Chico Piscina, válido como Campeonato Brasileiro Interfederativo.
Simultaneamente, será realizada pela sétima vez a versão internacional do troféu, com a participação de seleções estrangeiras. Este ano participarão as equipes da Argentina, do Paraguai e da África do Sul, totalizando mais de 450 atletas.
O Troféu Chico Piscina foi disputado pela primeira vez há 33 anos, quando foi oficializado pela Federação Aquática Paulista. O nome da competição é uma homenagem ao criador de uma das primeiras piscinas do interior do estado, Francisco Quintino, o "Chico Piscina".
Desde que foi criado, o troféu ficou conhecido por revelar grandes nomes para a natação nacional, como Fabíola Molina, Alexandre Massura, André Cordeiro, Nayara Ledoux Ribeiro, Flavia Delaroli e Rebeca Gusmão.
O evento entrou para o calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como campeonato nacional há 14 anos.
Este ano, o campeonato terá Lucas Salatta, da Seleção Paulista e Joanna Maranhão, da equipe pernambucana. Os dois foram os nadadores mais premiados do Sul-Americano Juvenil de Medellín, em março passado, com cinco medalhas de ouro e uma de prata. De quebra, Lucas ainda faturou um bronze.
No ano passado, o jovem nadador do Pinheiros/SP foi um dos "caçulas" do Troféu Brasil de natação, na piscina do Corinthians.
Joanna, por sua vez, garantiu este ano, em Varsóvia, na Polônia, o melhor índice técnico do Multinations, competição da Liga Européia de Natação, graças ao seu desempenho nos 200m medley. A performance incluiu ainda vitórias nos100m e 200m peito e 4x100m livre e a prata nos 400m medley.