São Paulo – O Flamengo divulgou nota oficial à imprensa nesta segunda-feira, negando que o presidente Edmundo dos Santos Silva vá passar o cargo para o vice-presidente geral Júlio Lopes.
Confira a nota oficial na íntegra:
Na tarde desta segunda-feira, primeiro de outubro de 2001, fomos surpreendidos por telefonemas de alguns dos mais bem informados repórteres da Imprensa Esportiva do Rio de Janeiro com perguntas que eram verdadeiras afirmações sobre duas coisas: 1) por que e qual o motivo de uma violenta briga do Vice-Geral, Júlio Lopes, com o Presidente Edmundo dos Santos Silva no fim de semana que passou; e, 2) se era verdadeira a informação de que Edmundo Silva passaria o cargo a mim, como Vice-Presidente Geral eleito e, por força do Estatuto do Flamengo, o substituto natural do presidente, por não suportar o clima hostil criado pela oposição desde o final do ano passado.
As perguntas nos causaram tanto espanto que perguntamos de onde partiram tais informações, mas os jornalistas naturalmente se recusaram a dar a "fonte" delas. Imaginamos qual o objetivo das informações, mas nos perguntamos: por que chegar a tal ponto de intriga? Por que maquinar tal mentira? Por que envolver jornalistas sérios e bem intencionados com informações desse teor?
No sábado, o Vice-Geral Júlio Lopes estava em Belo Horizonte participando de uma reunião destinada a implantar a Liga Nacional de Futebol. Depois da reunião, houve um almoço do qual participou também o Ministro dos Esportes, Celso Melles. O Presidente Edmundo Silva estava em seu apartamento, no Rio, convalescendo de uma delicada cirurgia na boca.
Na verdade, quem deveria estar naquela reunião era o Presidente Edmundo Silva, que é o relator do projeto de criação da Liga Nacional de Futebol apoiada pelo Clube dos Treze. Mas como todos sabem, o presidente estava impossibilitado de comparecer porque fez uma delicada cirurgia bucal na última terça-feira e ficou em casa convalescendo, por determinação do seu cirurgião-dentista particular, porque sequer podia falar direito.
Portanto, mais uma vez temos de vir a público desmentir informações mentirosas banhadas em leviandade e que só servem para manchar o nome do Flamengo, visando a criar na "Nação Rubro-Negra" um clima de desconfiança e discórdia.
O Vice-Geral, Júlio Lopes, mantém com o Presidente Edmundo Silva os mais cordiais laços de respeito e amizade, e não serão abordagens desse tipo, usando jornalistas sérios e competentes em proveito próprio, que irão abalar este relacionamento.