Rio - A ausência de Loiola e Emanuel, que embarcam nesta sexta-feira para Buenos Aires, na Argentina, onde receberão o troféu de jogadores da década, pode render aos cearenses Franco e Roberto Lopes uma boa vantagem na luta pelo título brasileiro deste ano. A dupla, que está sem patrocínio, acredita que o tricampeonato nacional pode render investimentos para a próxima temporada.
“Vai ser um orgulho muito grande vencer pela sexta vez em Fortaleza, que pode vir a ser uma etapa decisiva na contagem final dos pontos para o título brasileiro. Seria uma motivação a mais, já que estamos visando a Olimpíada de 2004. Conseguir o tricampeonato do Circuito seria um início e tanto. Além disso, a possibilidade de conseguir um patrocinador seria maior. Mas vamos jogar sem nenhum tipo de cobrança. O mais importante é manter a regularidade. Vamos tentar ficar na chave dos vencedores, porque em Vitória sentimos as dificuldades de perder o primeiro jogo. Mas é sempre bom jogar em casa, perto da família e dos amigos”, disse Franco.
Nesta quarta-feira, foram disputadas as partidas de abertura do qualifying. No feminino, a carioca Sandra Mathias e a pernambucana Elaine derrotaram Isabel e Maria Clara por 2 sets a 1, com parciais de 20-22, 18-11 e 15-10.
Apesar do resultado, Isabel e Maria Clara prosseguem na competição, que definirá nesta quinta-feira, a partir das 9h, as 12 últimas duplas que disputam o torneio principal - quatro no feminino e oito no masculino.
Sandra e Elaine decidirão classificação contra as irmãs amazonenses Andréia e Andrezza. Na outra partida de invictas, enfrentam-se Adriana Bento e Joelma (SP) e Rejane e Renata.
No masculino, quatro confrontos definem os classificados: Carlão/Gustavo (SP) x Aranha/Rico (RJ), João Luciano/Fabinho (PB/CE) x Léo/Irineu (PB/CE), Magal/Sérgio Ceará (AM/SC) x Fábio Luiz/Billy (ES) e Argentino/David (CE/SC) x André/Bruno (AM).
Também brigam pela vaga Anselmo/Pedro (SP/RJ) – medalha de ouro no I Campeonato Mundial Sub-21, na França – Roberval/Ienecy (RN), Xuxo/Conrado (SP), Wágner/Val (CE), Marcelinho/Fabiano (PE), Faradh/Ildoney (DF/TO), Ticão/Pedrinho (PB) e Leandro/Lemos (RJ).
As partidas são disputadas em dois sets de 18 pontos. Em caso de empate em 1 a 1, o terceiro set é de 15 pontos.