São Paulo – A vitória em cima do Palmeiras na quarta-feira dobrou as chances de classificação do Corinthians para as quartas-de-final do Brasileirão-2001. Mesmo assim, as possibilidades de o time de Wanderley Luxemburgo avançar para a segunda fase são remotas. Segundo os estatísticos do Chance de Gol, o Timão tem 6,59% de possibilidade de ir adiante. Antes da rodada, o índice era de apenas 3%.
O Atlético-MG, líder isolado do Brasileirão com 32 pontos, é, naturalmente, o time com mais chances de chegar à segunda fase. Depois de iniciar a décima quinta rodada com 88,84% de possibilidades, o Galo saltou para 94,13%.
A rodada foi mesmo dos atléticos. O Paranaense, que fez 5 a 1 no Santa Cruz, também ultrapassou a marca de 90% de chances de ir à segunda fase.
A partir daí, a disputa está mais acirrada. O Palmeiras foi quem mais perdeu. Caiu de 80,50% de chances de classificação para 68.28% depois da derrota para Corinthians. O São Paulo também viu suas possibilidades reduzidas de 74,80% para 67,46% depois de cair diante do Santos. Clique aqui para ver a chance de cada clube.
A expectativa de número de pontos ganhos para a classificação caiu com os últimos resultados. No começo do campeonato era de 49. Agora, 47 pontos significam a garantia matemática da vaga. Mas quem chegar aos 44 pontos terá boas chances (90,28) de avançar. É possível, ainda que pouco provável, chegar à classificação até com 39 pontos.
Na briga pelo rebaixamento, o Botafogo-SP segue como o maior favorito para a queda. Dos grandes, o mais ameaçado é o Botafogo carioca. Para escapar da degola, são necessários 33 pontos. Veja todos os números do Chance de Gol.