Rio - De volta à Inglaterra depois de uma semana do Brasil, Mario Haberfeld elogiou as novas regras da F-3000, anunciadas pela FIA. Mesmo sem saber por qual equipe disputará o campeonato do ano que vem, o piloto aprovou as mudanças e comemorou a presença de Interlagos no calendário. “Serão 12 corridas, e a primeira, em casa”, destacou.
Haberfeld aplaudiu também o acréscimo de 20 minutos aos treinos. “A primeira sessão terá 40 minutos, e a segunda, uma hora. Os treinos vão começar mais cedo, apenas 20 minutos depois dos treinos oficiais da F-1, mas o intervalo continuará a ser de apenas meia hora. Eu preferiria que a primeira sessão fosse treino livre, sem cronometragem, mas mesmo assim está melhor.”
Na parte técnica, os carros da F-3000 ficarão bem mais semelhantes aos da F-1. “Chassi, carenagem, tudo vai ter as mesmas dimensões. O câmbio vai passar de cinco para seis marchas e as rodas vão ser mais estreitas e mais baixas. Isso vai exigir pneus com composição e construção diferentes, para se adaptarEM aos novos carros, que mais uma vez serão construídos pela fábrica inglesa Lola. O peso passará de 650 para 600 quilos por causa dos novos painéis, que evitam perfurações em choques laterais, e dos tirantes de fixação das rodas ao chassi. O cockpit também vai ter as medidas exigidas pela F-1”, descreveu Haberfeld, que já participou de 23 provas na categoria.
“Pena que não foram aceitas sugestões como os pitstops para trocar pneus durante as corridas e o uso de borboletas no volante para mudar as marchas, em vez da alavanca. Isso facilitaria a adaptação aos F-1”, lamenta o brasileiro.
Mario já definiu os planos para a próxima temporada. “Vou ficar mais um ano na F-3000, mas ainda não respondi à Super Nova se vou continuar lá, porque recebi convites vantajosos de outras equipes. Também estou conversando com algumas pessoas da F-1 sobre a possibilidade de ser piloto de testes”, afirmou ele, que já testou para aa McLaren, a Stewart e a Jordan.
“Quero um contrato firme, que me permita participar do desenvolvimento dos carros e me ambientar à F-1.”
O calendário da F-3.000 para 2002 é o seguinte:
30/3 - Brasil (Interlagos)
13/4 - San Marino (Imola)
27/4 - Espanha (Barcelona)
11/5 - Áustria (A-1 Ring)
25/5 - Mônaco (Monte Carlo)
22/6 - Europa (Nürburgring)
6/7 - Inglaterra (Silverstone)
20/7 - França (Magny-Cours)
27/7 - Alemanha (Hockenheim)
17/8 - Hungria (Hungaroring)
31/8 - Bélgica (Spa-Francorchamps)
14/9 - Itália (Monza)