São Paulo – Com o título da temporada já definindo em favor do britânico Justin Wilson, o italiano Giorgio Pantano surpreendeu e conquistou neste sábado sua primeira vitória na F-3.000 Internaconal. Venceu no autódromo de Monza (Itália) a 12ª e última etapa do campeonato. Wilson ficou em segundo. O brasileiro Ricardo Sperafico completou o pódio. O Brasil teve ainda outro piloto na zona de pontos. Mário Haberfeld completou a prova em quinto lugar.
"Enfim, tive um bom carro e consegui chegar ao fim da corrida", disse Haberfeld. "Quando o motor se negou a funcionar, pensei que estaria fora dos pontos mais uma vez. Mas fiz uma ótima largada e ganhei diversas posições. Se o motor tivesse pegado na volta de apresentação, eu teria disputado o terceiro lugar com o Sperafico. Mas foi ótimo, fiz uma boa corrida e provei que o que se não fossem as muitas quebras que sofri nesse ano, teria ficado em boa posição no fim do campeonato. É bom terminar o ano em alta. Facilita as negociações para o ano que vem."
O amazonense Antonio Pizzonia largou na pole postion, mas se envolveu em acidente com Pantano na primeira volta. Acabou sendo punido pelos organizadores com uma parada nos boxes e acbou ficando para trás.
Resultado da prova:
1) Giorgio Pantano, Itália, equipe Astromega;
2) Justin Wilson, Inglaterra, eq. Nordic;
3) Ricardo Sperafico, Brasil, eq. Petrobras Jr.;
4) Bas Leinders, Bélgica, eq. KTR;
5) Mario Haberfeld, Brasil, eq. Super Nova;
6) David Saelens, Bélgica, eq. Minardi Jr.
Classificação final do campeonato:
1) Justin Wilson, 71 pontos;
2) Mark Webber, 39;
3) Tomas Enge, 39;
4) Sébastien Bourdais, 26;
5) Ricardo Sperafico, 24;
6) Antônio Pizzonia, 22;
7) Bas Leinders, 17;
8) Ricardo Maurício, 13;
9) Giorgio Pantano, 12;
10) Darren Manning, 9;
11) David Saelens, 9;
12) Jaime Melo Jr., 8;
13) Patrick Friesacher, 8;
14) Mario Haberfeld, 5;
15) Stéphane Sarrazin, 4;
16) Joel Camathias, 2;
17) Marc Goossens, 2;
18) Fabrizio Golin, 1;
19) Andrea Piccini, 1 ponto.