Moscou - A cabeça-de-chave número um e campeã do ano passado Martina Hingis sofreu uma surpreendente derrota por 6-2 6-2 para Elena Dementieva nas quartas-de-final da Kremlin Cup na sexta-feira.
A russa, oitava pré-classificada, se vingou da derrota sofrida no ano passado para Hingis na mesma fase do torneio, ao vencer pela primeira vez a jogadora suíça número um do mundo.
``O que pode ser melhor do que ganhar da melhor jogadora do mundo?'', disse Dementieva, que cogitou abandonar seu jogo anterior por causa de uma contusão no ombro. “Estava esperando por essa revanche há muito tempo''.
Hingis, que venceu Anna Kournikova na final do torneio no ano passado, foi derrota em apenas um hora e 10 minutos.
Assim mesmo, ela não perdeu a classe. ``Quando jogamos pela primeira vez no Aberto da Austrália, há vários anos, eu percebi que ela se tornaria uma grande jogadora, e hoje ela provou isso'', disse Hingis.
Na noite de quinta-feira, depois de ter perdido o primeiro set contra a norte-americana Alexandra Stevenson, Dementieva pediu ajuda para o técnico.
“Estava pensando de verdade em abandonar a partida'', disse. “Mas o técnico me massageou e depois de tomar remédios contra dor eu me senti um pouco melhor e decidi continuar”.
NADA DE CONTUSÃO
Na sexta-feira, no entanto, Dementieva não deu sinais da contusão, e a medalha de prata nas Olimpíadas quebrou o serviço de Hingis três vezes seguidas para abrir uma vantagem de 5-0.
A russa também não deu nenhuma chance para Hingis no segundo set, e quebrou o serviço da suíça quatro vezes antes de fechar a partida com uma bela bola de direita que caiu em cima da linha.
Dementieva vai enfrentar nas semifinal de sábado a também russa Anastasia Myskina, que venceu a austríaca Barbara Schett por 6-4 6-2 na sexta-feira.
Na outra semifinal, a italiana Silvia Farina Elia -- que venceu a adolescente tcheca Daja Bedanova por 1-6 7-6 6-4 -- vai enfrentar a número cinco do torneio, Jelena Dokic, que passou pela italiana Francesca Schiavone por 6-2 6-0.