Rio - O primeiro clássico do Estadual de basquete marcará a estréia do ala-pivô americano Keith Nelson com a camisa do Fluminense, domingo, diante do Flamengo, do Mão Santa Oscar, às 11h, no Tijuca. Os times lideram a competição ao lado do Vasco.
Ex-jogador do tricolor e do Botafogo, pelo qual disputou o Nacional deste ano, Keith Nelson estava atuando no Cocodrilos, da Venezuela. Ele se diz preparado para a estréia. "Sei que é uma grande responsabilidade enfrentar o Flamengo. Esta partida é um grande evento aqui no Rio e quero fazer parte dele", afirma.
Já Oscar deve se aproximar ainda mais do recorde de maior pontuador da história do basquete mundial. Atualmente com 46.598 pontos em 1.516 jogos, o Mão Santa está a 127 pontos do ex-astro do Los Angeles Lakers, Kareem Abdul-Jabbar, que encerrou a carreira com 46.725 pontos.
Atualmente com 43 anos, Oscar dá mostras de que ainda vai longe na carreira. Na última partida do Flamengo, disputada na na última segunda-feira, o eterno camisa 14 marcou nada menos do que 39 pontos na vitória do rubro-negro em cima do Comary.
Atualmente ele lidera com folgas a tabela de cestinhas com uma média de 38,5 pontos por jogo. O segundo colocado, Demétrius, do Fluminense, é o segundo com 24,5, seguido por Ratto, também do Flamengo, com 22.