São Paulo - A Venezuela goleou o Peru, na noite deste sábado em casa, por 3 a 0 e deixou com o Chile a lanterna das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, a ser disputada na Coréia do Sul e no Japão. É a terceira vitória consecutiva que, nesse período, fez sete gols e não tomou nenhum. O jogo foi muito nervoso.
O resultado deixa os venezuelanos com 13 pontos em 16 jogos, contra 11 dos chilenos, que tem uma partida a menos. Chile e Brasil se enfrentam em Curitiba, na tarde de domingo. A pontuação da Venezuela é histórica por ser inédita.
O placar foi todo ele construído na segunda etapa com dois gols de cabeça do zagueiro Wilfredo Alvarado escorando escanteio, primeiro, aos 11 minutos da esquerda, e depois, aos 22 da direita. Ruberth Morán completou o placar aos 34. O volante Miguel Mea Vitali perdeu um pênalti aos cinco minutos de jogo.
A partida foi nervosa e chegou a ser interrrompida por causa de empurra-empurra. Três jogadores foram expulsos de campo, um da Venezuela, Juan Arango, aos 7 minutos da etapa final, e outros dois peruanos, Miguel Rebosio aos 45 do primeiro tempo e Ernesto Aracaqui no final da partida. A partida foi disputada em San Cristóbal, com o estádio Pueblo Nuevo lotado.