São Paulo - O Brasil venceu fácil Cuba por 3 sets a 0 na final da Copa América de Vôlei, que foi disputada na Argentina. Com o resultado, o time de Bernardinho recupera a hegemonia do continente, perdida para os mesmos cubanos, no ano passado.
Apesar da força das duas equipes, o Brasil sempre esteve no comando da partida. As parciais dos dois primeiros sets, 25 a 19, 25 a 20, ilustram o domínio brasileiro. Os cubanos ainda ofereceram resistência no set final, 25 a 23, mas tiveram que se contentar com o segundo lugar no pódio.
O Brasil começou o jogo impondo um ritmo forte, com um Maurício inspirado variando muito bem as jogadas. Aproveitando os muitos erros da seleção cubana, principalmente no saque, o time de Bernardinho abriu logo três pontos (12 a 9) e manteve a vantagem para fechar o set com uma cortada de André Nascimento.
No início segundo set, o Brasil deu uma verdadeira aula de vôlei. O bloqueio verde-amarelo foi um verdadeiro paredão, marcando nada menos que sete pontos. Com o placar em 20 a 10 para o Brasil, os cubanos chegaram a ensaiar uma reação e diminuíram a diferença para quatro pontos (22 a 17). Mas os brasileiros se recuperaram e fizeram 2 a 0.
Faltava apenas um passo para o título e os brasileiros não desperdiçaram a chance. Cuba ainda tentou se manter no jogo e abriu 10 a 8 se aproveitando de alguns erros do Brasil. Mas depois de uma bronca de Bernardinho, o time se recuperou. Era hora de festejar mais uma grande conquista.