Frankfurt - A Federação alemã de futebol (DFB) decidiu criar um "Team 2006" para preparar jogadores para o Mundial de 2006, que será disputado na Alemanha, informou nesta segunda-feira a DFB.
O "Team 2006" vai substituir a equipe "A2", treinada pelo campeão da Europa em 1980, Horst Hrubesch, e composta por jogadores da Bundesliga (primeira e segunda divisão).
A lista dos possíveis jogadores a participarem do projeto deve ser divulgada nos finais de outubro. O número e a idade dos jogadores são ilimitados, mas a geração mais bem cotada é a dos jovens de 16 a 23 anos.
Diferente do "A2", criado em 1999 pelo treinador nacional daquele ano, Erich Ribbeck, no "Team 2006" os jogadores não têm necessariamente que pertencer às divisões mais altas do futebol atual.
A DFB tem de decidir nas próximas semanas como é que o "Team 2006" poderá adquirir experiência internacional, já que a União Européia de Futebol (UEFA) não prevê competição oficial para esse tipo de equipe, diferente do que acontece com as seleções nacionais sub-21, que também preparam futuros jogadores.
A DFB terá que pensar também no futuro treinador da equipe, que poderá não ser Hrubesch. "A criação e a promoção de tal equipe com vistas no Mundial de 2006 é para mim uma das tarefas mais importantes nos próximos anos", declarou o presidente da DFB, Gerhard Mayer Vorfelder.
O anúncio da criação do "Team 2006" coincide com um mau momento para a seleção alemã, que não conseguiu se classificar diretamente para o Mundial de 2002, ao empatar contra a Finlândia, em 0 a 0, e deve disputar a repescagem contra a Ucrânia.