São Paulo - A décima sétima rodada do Brasileirão consolidou as possibilidades de classificação de quatro equipes para a segunda fase do torneio. A rodada será completada nesta quinta-feira com duas partidas. Às 15h, o São Paulo enfrenta o Grêmio e, às 20h30, o Fluminense recebe o Atlético-MG. Os jogos terão acompanhamento online do Terra Esportes.
Restando pouco mais de um terço de jogos por realizar, os estatísticos do Chance de Gol afirmam que quatro equipes estão praticamente garantidas na próxima fase do Brasileirão. Atlético-PR, Atlético-MG, Palmeiras e São Caetano têm mais de 90% de possibilidades de ir à final e estão com a mão na vaga.
A briga para evitar o rebaixamento, na possibilidade de o regulamento ser cumprido neste ano, aumentou depois dos primeiros jogos da rodada. Dos chamados times grandes, Flamengo e Botafogo aparecem como os maiores ameaçados apesar de estarem fora da zona de queda. O maior candidato à Segundona segue sendo o Botafogo-SP, que tem 81,75% de chances de cair. Clique aqui para ver todos os números do Chance de Gol.
A rodada
Palmeiras e São Caetano venceram seus rivais paulistas Santos e Portuguesa, respectivamente, e deixaram para trás, ainda que temporariamente, o Atlético-MG na liderança do Brasileirão. Já Internacional e Vitória passaram a figurar entre os oito primeiros.
O Galo, porém, tem um jogo a menos que o Azulão e dois em relação aos palmeirenses. A equipe de Levir Culpi fecha a 17ª rodada na noite desta quinta-feira contra o Fluminense.
A briga contra o rebaixamento também está quente. A diferença entre o 22º (Flamengo) e o lanterna (Botafogo-SP) é de apenas quatro pontos. Pelo regulamento (e se for cumprido), os quatro últimos serão rebaixados.
Na sessão da tarde no Parque Antártica, o Palmeiras ganhou o segundo clássico seguido batendo o Santos por 2 a 1.
O Internacional barrou o atacante Romário e venceu o Vasco por 2 a 0, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
O Atlético-PR não tomou conhecimento do estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, massacrou a Ponte Preta por 5 a 1 e ultrapassou o Fluminense, ocupando o quarto lugar no campeonato.
No estádio Anacleto Campanella, o São Caetano fez dois gols nos últimos dois minutos e derrotou a Portuguesa por 2 a 0.
No clássico carioca, no Maracanã, o Botafogo, com um jogador a menos, acabou arrancando os 2 a 2 com o Flamengo. As equipes seguem rodeando a zona de rebaixamento.
No Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro contou com o ex-corintiano João Carlos para ganhar do Corinthians por 1 a 0 e respirar na competição.
O Santa Cruz contou com a estréia de Túlio para vencer o Paraná Clube por 3 a 2, de virada, no Arrudão, em Recife.
No Barradão, em Salvador, o Vitória precisou de seis minutos para golear o Guarani e seguir com chances de classificação.
Já o técnico Emerson Leão ficou mais uma partida sem ganhar no comando do Juventude. A equipe gaúcha empatou por 2 a 2 com o Bahia, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
No Couto Pereita, em Curitiba, o Coritiba perdeu Evair logo no começo e acabou parando no lanterna Botafogo-SP.
A equipe paulista acabou voltando ao último lugar já que o Sport aprontou para cima do Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia.
ABERTURA DA 17ª RODADA - Na terça, no Mineirão, em Belo Horizonte, o América-MG venceu o Gama no estádio Independência mas ainda ficou perto da zona de rebaixamento.