Rio - O cavaleiro Rodrigo Pessoa retoma nesta sexta-feira às competições do circuito europeu de hipismo. Montando Lianos, o brasileiro vai disputar a série forte do Concurso Internacional de Saltos de Kiel, na Alemanha, que termina neste domingo. A prova será a primeira realizada em picadeiro coberto (indoor) nesta temporada, mas não conta pontos para a Copa do Mundo do ano que vem.
Depois de passar oito semanas em atividade, Rodrigo não saltou no último fim de semana. Já Lianos está descansando desde a conquista do Grande Prêmio de Calgary, no Canadá, dia 9 de setembro - a vitória rendeu um prêmio de US$ 325 mil. Atual campeão mundial de saltos, Rodrigo também participará do concurso em Kiel com Bianca e Oberon.
O evento deve reunir os principais cavaleiros da Europa, como o holandês Jeroen Dubbeldam, campeão olímpico em Sydney, no ano passado. O cavalo Oberon, na verdade, é montaria de Bernardo Rezende Alves, que está no Brasil. Rodrigo vai preparar o animal para que Bernardo possa participar dos Concursos Internacionais de Munique, na Alemanha, e de Genebra, na Suíça, previstos para novembro e dezembro.
O sela francesa Baloubet Du Rouet, especialista em competições indoor, deve retornar às provas provavelmente no próximo fim de semana, durante o Concurso Internacional de Helsinque, na Finlândia, primeiro torneio seletivo para a final da Copa do Mundo. Rodrigo conquistou o título da competição em 1998, 1999 e 2000. Este ano, ele ficou em segundo lugar. Em todas as edições do torneio, competiu com Baloubet.