Madri - Uma substituição feita no último minuto da vitória do Valência em cima do Novelda, da terceira divisão, pela Copa do Rei pode tirar o time vitorioso do torneio. A equipe excedeu o número de jogadores de fora da União Européia permitidos pela Federação de Futebol da Espanha.
O iugoslavo Miroslav Djukic e os argentinos Pablo Aimar e Roberto Fabian Ayala estavam em campo quando o técnico técnico Rafael Benitez colocou o romeno Denis Serban no lugar do espanhol Vicente, já nos descontos, aumentando o número de estrangeiros em campo para quatro.
Benitez diz ter cometido o erro porque Ayala já havia jogado com o status de jogador europeu, e ele espera que a federação leve isso em conta ao analisar o erro.
"Todos nós achávamos que o Ayala ainda estava jogando como europeu, e apenas percebemos o erro no vestiário, depois da partida", disse Denitez. "Não temos certeza se vamos ser desclassificados, estamos esperando a decisão da federação", completou Benitez. "Além de ter sido um erro não-intencional, a substituição foi feita no último minuto de partida", completou.
Ayala começou a temporada como jogador europeu, mas depois de não apresentar todos os documentos exigidos para provar sua nacionalidade italiana, o clube decidiu registrá-lo como estrangeiro até que o assunto fosse resolvido.
O presidente de Novelda, Juan Sanchez, disse sentir pelo Valencia, mas que ele tem que defender os interesses de seu time. "Se eles (Valencia) quebraram a regra e meu clube pode se beneficiar por causa do erro, eu tenho que fazer algo a respeito", disse ele.
É a segunda vez que o Valencia se vê envolvido em um problema parecido. Em 1997, o técnico Jorge Valdano usou muitos estrangeiros em um jogo contra o Racing Santander. O Valencia perdeu a partida e Valdano foi demitido logo depois.