Rio - O francês Jean Alesi, de 37 anos, se despedirá da Fórmula 1 no domingo, e parece quere fazê-lo em grande estilo. Ele fez o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres para o GP do Japão, que será disputado no circuito de Suzuka. Alesi, com a Jordan, marcou o tempo de 1min35s454, com mais de meio segundo de vantagem sobre o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, que foi o segundo.
Em terceiro, outra surpresa: o espanhol Pedro de la Rosa, da Jaguar, que ficou logo à frente do finlandês Mika Hakkinen. Em sua última corrida antes de suas férias de um ano, o vencedor do último GP, em Indianápolis, nos EUA, foi o quarto, seguido pelo alemão Heinz-Harald Frentzen, da Prost, e pelo irlandês Eddie Irvine, da Jaguar.
Os outros favoritos vieram logo a seguir. O escocês David Coulthard, companheiro de Hakkinen na McLaren, foi o sétimo. O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, foi o oitavo, à frente do irmão Ralf, da Williams, e de seu companheiro, o brasileiro Rubens Barrichello. A diferença do escocês para o Rubinho foi de apenas três décimos de segundo.