Rio - O presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), René Orozco, anunciou que vai se reunir nesta quinta-feira com Arturo Salah, diretor do Instituto Nacional do Desporto do Chile. O objetivo do encontro é tratar da candidatura do país à sede da Copa das Confederações de 2003.
Orozco vai cobrar de Salah que seja encaminhado ao Congresso do país o mais rapidamente possível um projeto de lei que destine verbas governamentais ao futebol. Além disso, Orozco vai lembrar que o governo se comprometeu a ajudar o Chile a organizar a Copa das Confederações caso o país seja escolhido como sede da competição.
“Não acredito que seja um conversa decisiva. Acredito que será uma reunião preliminar, mas que começará a resolver os problemas do país”, afirmou Orozco.
Na próxima semana, Orozco vai tratar de mais dois assuntos considerados prioridades. O primeiro é acertar alguns amistosos para a seleção chilena quando acabar a participação do time nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. O Chile não tem mais chances de disputar o Mundial do próximo ano. Noruega, Espanha e a seleção sub-23 da Dinamarca já manifestaram desejo de enfrentar amistosamente o Chile.
“Os dirigentes da Federação Espanhola foram os primeiros a me procurar. Além disso, outros países europeus e outros, da Concacaf, também querem disputar amistosos contra a seleção chilena. Como sempre, estamos abertos a propostas”, afirmou René Orozco.
O outro problema que Orozco terá que resolver é sobre a venda dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Chileno do próximo ano.