Londres - A Jaguar vendeu a sua equipe de Fórmula 3 britânica para poder se concentrar de forma integral na próxima temporada da Fórmula 1.
``Desde que assumi as rédeas na Jaguar Racing, uma coisa ficou bastante clara para mim'', comentou o chefe da equipe, Niki Lauda, em um comunicado emitido na quinta-feira. A Jaguar terminou o campeonato da F-1 em oitavo lugar entre as 11 equipes que competiram. A intenção era ficar no máximo em quarto.
``Temos que concentrar 100% de nossos esforços na Fórmula 1 se quisermos atingir nosso objetivo a longo prazo, que é vencer corridas'', ele disse. ``Para ter qualquer chance de chegar a esses objetivos, todas as nossas divisões devem se dedicar completamente à Fórmula 1''.
Eddie Irvine assegurou o primeiro pódio da Jaguar em Mônaco, mas criticou o carro R2 durante a maior parte da temporada, dizendo que ele é lento. A Jaguar entrou na Fórmula 1 em 2000.
Lauda disse que o programa da equipe para pilotos jovens vai continuar, mas nenhuma decisão foi tomada em relação ao australiano James Courtney e ao alemão Andre Lotterer, que competiram em 2001 pela equipe de Fórmula 3.
A Jaguar não teve um piloto de testes na Fórmula 1 nesta temporada, mas deverá precisar de um ou dois para 2002 já que o programa de testes foi intensificado.
A equipe de Fórmula 3 da Jaguar corria anteriormente sob o nome de Stewart, uma equipe organizada em 1988 pelo ex-campeão Jackie Stewart e por seu filho Paul.
Um consórcio formado por três pessoas assumiu a equipe de Fórmula 3.