Rio - O Brasil terminou o primeiro dia de competições do Pan-Americano Juvenil de Atletismo na liderança. Até agora, já foram realizadas dez provas finais e a equipe conseguiu nove medalhas: três de ouro, três de prata e três de bronze. O Canadá aparece em segundo lugar, com duas de ouro e duas de prata.
Fernando Alex Fernandes, nos 5.000m rasos; Thiago Jacinto Carahyba Dias, nos 110m com barreiras e Thatiana Regina Ignácio, nos 100m rasos, conquistaram as três medalhas de ouro brasileiras. Thiago Carahyba ainda levou a prata no salto em distância.
A competição começou na última quinta-feira e termina neste sábado. As provas estão sendo disputadas no Centro de Desenvolvimento Regional de Santa Fé, na Argentina. Nesta mesma pista, nos últimos dias 13 e 14, foi realizado o Campeonato Sul-Americano da categoria, vencido pelo Brasil, que conquistou 46 medalhas (22 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze).
Durante o Pan, seis provas contarão também para o Sul-Americano: 10.000m rasos masculino e feminino, 10.000m marcha masculino e feminino, decatlo masculino e heptatlo feminino.