Basiléia - Andre Agassi desistiu nesta sexta-feira de disputar o Torneio da Basiléia, na Suíça, na semana que vem, mas Pete Sampras, assim como Guga, já confirmou sua presença.
Agassi não explicou os motivos de sua desistência.
A decisão do americano acaba beneficiando Guga na disputa do posto de número 1 do mundo. A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) conta para definir a Corrida dos Campeões os 18 melhores resultados de cada tenista. Desses resultados, 13 são obrigatórios (competições do Grand Slam e Masters Series) e cinco são opcionais. O Torneio de Basiléia está nesse último grupo.
Guga já tem cinco bons resultados e soma, no pior deles, 15 pontos. Ou seja, para ganhar mais pontos no ranking precisa trocar esse resultado por um melhor, o que lhe obriga a, no mínino, chegar à semifinal para somar pontos. Já Agassi tem entre seus cinco resultados em torneios a sua escolha duas eliminações na primeira rodada. Para ele, qualquer avanço à segunda rodada já significaria uma melhoria.
``Nós apenas recebemos uma carta e não sei de nenhuma explicação'', disse o coordenador de mídia do torneio, Magi Blaser, justificando a ausência de Agassi. Gustavo Kuerten e o norte-americano Andy Roddick estão confirmados.
Depois dos ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos, a questão da segurança tornou-se uma grande preocupação entre os atletas norte-americanos que têm que competir no exterior.
Sampras, campeão do Torneio da Basiléia em 1996, e Agassi, cuja namorada Steffi Graf está grávida, receberão proteção especial durante o Masters Series de Paris, no fim do mês.